Resenha- Orlando
- Ana Beatriz
- 5 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Autor: Vinrginia Woolf
Editora: LandMark
Páginas: 156
Primeiramente devo dizer que Orlando foi o primeiro livro que li da autora, o que achei excelente, pois dizem que este livro possui uma leitura mais tranquila e de mais fácil compreensão do que os outros livros de Virginia Woolf.
"Orlando" conta a história de Orlando, um rapaz jovem e nobre que vive em Londres, na Inglaterra. No início da história, Orlando tinha 16 anos; a partir daí acompanhamos alguns acontecimentos de sua vida, sendo o principal deles o romance entre Orlando e Sacha.
Quando Orlando faz 30 anos a história sofre uma mudança brusca: Orlando dorme por 7 dias seguidos, sem responder a estímulos externos (como se realmente estivesse em um sono profundo), então ele acorda e agora ele é ela. Orlando se torna uma mulher.

Antes da resenha propriamente dita, é muito importante que o leitor comece o livro sabendo quem é Vita Sackville-West. Vita era a mulher com quem Virginia Woolf tinha um relacionamento amoroso e Orlando foi um presente de Virginia para Vita. Não só um simples presente, o personagem Orlando é Vita, o que nos faz entender parte da complexidade da obra.
Há tanto para se falar deste livro! Primeiro porque envolve diversas questões "filosóficas", o livro aborda muito a respeito de feminismo, machismo, homosexualidade e trangenia. A partir do momento em que se torna mulher, a sociedade passa a exigir de Orlando coisas diferentes de quando era homem, a tratá-lo de forma diferente apenas por ser mulher. É interessante ver como Orlando precisa se adaptar novamente a vida em geral só porque pertence a outro sexo. é aí que está a questão da crítica ao machismo da época. Também digo que o livro aborda o femismo pois apenas quando se torna mulher o personagem passa a ser de fato maduro.

O livro é uma biografia de ficção, isso porque é como se virginia estivesse escrevendo a biografia de Orlando, o que dá ao livro um ar bem mais suave, pois além da história temos os comentários da biógrafa a respeitos das situações.
Enfim, o livro é genial e trás a tona várias reflexões acerca da sociedade em que vivemos. A leitura é de fácil entendimento e bastante tranquila. Recomendo o livro àqueles que querem começar a ler as obras da autora.
Opmerkingen