Resenha- A outra volta do Parafuso
- Ana Beatriz
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Autor: Henry James
Editora: Abril
Páginas: 192
A Outra volta do Parafuso conta uma história dentro de uma história. O livro começa com um grupo de amigos reunidos na véspera de Natal contando histórias terror. Então Douglas, um dos amigos, decide contar uma história que lhe foi confiada a muito tempo e afirma que a história narra fatos reais e muito tenebrosos.
Quando Douglas começa a contar a história, o narrador do livro muda. Agora acompanhamos uma governanta, cujo nome nunca nos é revelado, que está prestes a começar em seu primeiro trabalho: tomar conta de duas crianças órfãs que estão sob os cuidados de um tio ausente. O homem, quando a contrata, pede que jamais seja incomodado, não importa quais sejam as circunstancias.
Chegando na propriedade, em Bly, ela conhece a Sra. Grove, uma empregada da casa, e logo as duas se tornam amigas. A empregada lhe conta sobre as duas crianças, Flora e Miles, as crianças mais belas e adoráveis da região.
Após alguns dias, chega uma carta da escola de Miles dizendo que o garoto havia sido expulso por incomodar demais as outras crianças.
A governanda acha tudo muito estranho, mas tudo piora quando duas aparições, de dois ex-criados mortos, coeçam a assombrar a propriedade.

O mais interessante do livro, além do terror propriamente dito, é a ambiguidade dos fatos. Por estarmos presos a visão da governanta, acabamos nos deixando levar e acreditando nas suspeitas da mesma, mas em diversos momentos nos deparamos com fatos questionáveis, que as vezes nos dão a impressão de que tudo não passa de um delírio.
E mesmo ao final do livro, não temos certeza do que de fato aconteceu.
Gostei bastante da leitura, que é de fácil entendimento e que prende o leitor na maior parte do tempo.
O filme, em preto e branco, é bem fiel ao livro; portanto recomendo aos que gostaram da obra de Henry James que complementem a experiência assistindo ao filme depois da leitura.
Comments